samedi 24 mai 2008

Sem pressa

Adoro enigmas e segredos.
Desde pequena sou assim,
época em que escondia brinquedos e papéis
no baú de madeira.
Passavam-se os anos,
eu ia me reencontrar
com os papéis e velhos brinquedos.
Adolescente optei por não fazer certas coisas.
Aos poucos fui descobrindo os pequenos prazeres.
A primeira vez.
A primeira vez,
que comi ou li.
Recentemente comi uma deliciosa banana split
pela primeira vez com uma amiga.
Ainda guardo alguns segredos e vontades.
Enquanto espero o tempo passar,
me divirto.

Essa é Clarice


Assistindo a famosa entrevista com Clarice no Youtube, na parte 2:

_Clarice, no seu entender qual é o papel do escritor brasileiro hoje em dia?

_ Falar o menos possível.

lundi 19 mai 2008

Falsa Loura - uma metáfora do que foi o cinema e do que é cinema brasileiro

Foi preciso correr muito para chegar a tempo na sessão. Por sorte a porta da salinha escura ainda estava aberta e todas as luzes acesas. Não demorou muito para que a sala se tornasse negra. Sem publicidade, start: duas amigas dançam ao som de um bolero numa academia com um grande espelho. Do lado de fora o dia anoitece. A cena dura uns cinco minutos. E nessa você foi, foi para fábrica, onde uma operária de jaleco azul trabalha. Esse é o começo de Falsa Loura, novo filme de Carlos Reichenbach. O filme narra a história de uma jovem muito bonita, moradora da periferia de São Paulo e operária. O mais importante do filme não é a história da moça bonita, meio arrogante mas justa e trabalhadora que se ilude por ingenuidade. "São tantas" características, essa expressão vem a calhar muito bem, já que o filme transita pelo brega. Mas voltando a moça, é uma personagem rica em aspectos psicológicos, adjetivos e variáveis de sentimento. Não é uma heroína,é uma pessoa comum que vive a mercê das circuntâncias e que também provoca as causas. Mas como tinha dito antes, o mais importante não é a personagem principal mas a forma do filme que o torna fantástico. Antes de ir ao cinema estava lendo a coletânea de entrevistas com o Rogério Sganzerla da série encontros, lançada pela editora Azougue. Ao assisitir o filme era como se ouvisse a voz de Sganzerla que antes de ser cineasta, foi crítico e ficou muito conhecido por sustentar suas idéias e críticas negativas a vários cineastas do Cinema Novo. A voz de Saganzerla saia do próprio filme. Falsa Loura para mim é um filme da Belair, um filme de vanguarda mas que dialoga e traz à cena idéias estéticas e propostas de pensar e fazer cinema do final da década de 60 até meados de 70. Da época de quando o próprio Carlos Reichenbach começou a filmar. Não é atoa que o filme é rico em citações faladas e visuais, a cena do letreiro filmado em diagonal, uma cena típicamente de Sganzerla, falar de Zé do Caixão, o surealismo romântico da menina seminua que lê Sócrates, a própria Djin Sgazerla como uma das atrizes do filme personifica esse resgate, essa homenagem ou diálogo com o passado. É isso que torna o filme brilhante, essa miscelânea, a ousadia, o experimentalismo na cena de justaposição. Uma outra coisa muito importante é o fato de Reichenbach conseguir usar o brega e falar do brega sem ser brega, ele fez com tanta elegância e despreendimento que conseguiu tornar o brega numa outra coisa, muito menos agressiva e burra do que costuma ser. Aplausos. É o que merece Falsa Loura. Muitos aplausos.

samedi 17 mai 2008

Sobre a vida

Você ama. Você encontra alguém. Você vive, você convive. Você toma conta. Você as vezes é invisível. Nem tudo está tão ruim. Você é amado. Você tem o que queria. Mas ainda assim você é invísivel na rua, no meio da multidão. Mas você se acostuma, você aceita essa situação. Tudo porque você ama e é amado. Mas será que é isso mesmo?

Depois de uma noite chata.

Uma noite fria, uma noite sem palavras. E muita gente de bobeira. Os gregos inventaram a arte e a filosofia pra saírem da barbaridade, do pessimismo. Essa é a utilidade da arte, da filosofia, essa é a única solução para livrar esse nosso mundo, esse mundo que fica cada vez mais feio, mais cheio de coisas engraçadinhas e grotescas e violento.
Desconheço o que acontece por aí, nesse mundo de massa. Reconheço os problemas sociais, tá tudo realmente muito difícil. Mas sei que se nos sintonizarmos na arte e na filosofia as coisas mudarão. Concordo com Gular, a arte, a cultura são o primeiro passo para uma revolução social acontecer. Amigos, lutem pelo belo e o bom.

Aiaiaiaiaiai - tédio e poesia

Tantos bons filmes para assistir. Vontades, Je t`aime Je t`aime de Alain Renais. Pero onde conseguir esse filme e outros? Num sábado nublado a única saída para o tédio, uma poesia. Enquanto procuro uma, uma boa idéia é pensar nos filmes de Nagisa Oshima. Em especial esse:

dimanche 11 mai 2008

Pois é, né. Hoje é dia




Pois é, hoje é dia das mães. Mas eu não tenho filho e não pretendo ter nem tão cedo. Mas tenho mãe, vó e sogra. Pois é, mas essas datas nada me dizem realmente. Então, fico em casa e curto o dia. Aliás, um dia maravilhoso, um dia Paris. Sem querer ser chata ou colonizada mas Paris é linda. E como não pensar em Paris depois de ler o caderno especial do jornal O Globo sobre Maio de 68? Impossible. Além de ter assistido ontem Um Homem uma mulher, do Lelouch. Impossible. Corri para o som e busquei o mais clássico, Piaf. E flutuei lendo, dançando, pensando e escrevi na minha Olivetti de 1940.

Bom, mas algumas obrigações me chamam, então me visto e ligo o meu charmoso computador branco e vejo uma foto horrível que a webcam bateu sozinha. A foto? Da bagunça do meu lar. Não, não pode, o meu computador é tão bonito... Me empolgo e fiz essas fotinhos.

Bom, eu não gosto muito de foto em blog, não é por nada. Mas eu sou meio reservada. But i change my mind.

Essa primeira foto eu vou enviar para o concurso carão do blog da Camila e da Luana:
http://falandopeloskotovelus2.blogspot.com/

Principalmente, para Lady Camila parar de falar que eu sou chta, séria. Eu já disse pra ela, Camila eu não sou séria, sou trágica. Mas ela não entende, enfim. A única coisa que posso pedir é que votem em mim!

vendredi 9 mai 2008

Sangue bom

Gente, muito importante, doe sangue. O Hemorio está precisando muito. Hoje eu estive lá e doei. Não dói e não demora muito tempo. Você se sente bem.

Uma coisa muito legal, tem uma associação que oferece transporte para grupos de seis ou mais pessoas que queiram doar sangue. Você liga pra eles e agenda o carro pra pegar você e seus amigos. Eles pegam e trazem de volta. Legal, né?

Associação Brasileira Amigos do Peito www.acaoamigosdopeito.com.br

Tel: 2292 8649