mercredi 28 février 2007

Leituras

L'image « http://www.shakes.cz/data/var/covers/10501.jpg » ne peut être affichée, car elle contient des erreurs.Comecei o ano lendo um livro que comprei por cinquenta centavos de euro num sebo no Bd. Saint Michel em Paris. Era o livro de contos Breakfast at Tiffany`s do Capote. Esse foi o primeiro livro que li dele. Nao foi ele quem me levou ao livro foi o filme.Audrey Hepburn é uma atriz que gosto muito e este ano a moda street do inverno parisiense foi toda nspirada nela.
Quando vi o livro pela bagatela equivalente a um real nao pensei duas vezes. Ha algum tempo venho me dedicando a ler livros que se tornaram filmes.
Breakfast at Tiffany`s é o nome do primeiro conto que abre o livro. Sao umas 70 paginas que te intrigam. No cinema a historia ficou bem mais glamourosa mas no papel impresso a historia é mais pesada, meio policial, intrigante e é tambem uma denuncia da sociedade americana da época( ele escreveu o livro em 1958). Os outros tres contos tambem abordam a tematica da pobreza de determinadas partes da sociedade americana.
Truman demonstra se importar principalmente com o que acontecia no interior do pais, isolado do progresso da Big apple e muito pobre.
Holly Golightly, a personagem principal da historia de BT,é uma menina que veio do interior para NY tentar a vida como modelo, ou atriz, ela acaba por decisao propria nao fazendo nehuma das duas coisas e se envolve com um mafioso italiano que esta preso. Toda semana ela visita o mafioso e em troca desse pequeno favor recebe 100 dollares por visita. Holly vive cercada por homens ricos e mulheres duvidosas. No seu apartamento recebe constantemente convidados e é totalmente obcecada pelo mundo do luxo. A personagem aparentemente superficial ganha densidade e se torna mais humana pelo olhar do jovem vizinho, um escritor que se torna seu amigo. Ele é o personagem que ajuda a desvelar a alma e a verdadeira identidade de Holly. Bom, o conto surpreende. Nao é o melhor do melhor, mas ainda é bem mais interessante que o filme e vale a pena descobrir Truman por esse livro. Apesar de Breakfast at Tiffany`s ser o melhor conto do livro e é por isso que eu so falo dele, ele tem um problema que tambem tem os outros contos, parece inacabado, o final deixa um pouco a desejar.

Ahah, e assim nasceu o meu blog.


II

Estou lendo três livros agora. Um deles é o Lècume des jours do Boris Vian mas ainda nao consegui entrar no clima da historia entao ta sendo um pouco dificil. Para driblar a dificuldade com Vian e desanuviar comecei a ler Little Birds da Anais Nin, esse é o segundo livro que leio dela. O primeiro foi Delta de Venus, li durante uma viagem que fiz à Pernambuca, estavamos em Triunfo era final de 2001, a experiencia foi valida, queria ler a Anais porque nessa época estava apaixonada pelo Henry Miller, tinha acabado de ler Nexus. Disse que valeu a pena porque nao gostei muito do livro. Na verdada queria reler porque ele ta bem longe na minha memoria. E agora, Little Birds. Foi ele, o livro que praticamente soltou pra cima de mim, estou relendo Anais mas existe um detalhe, estou lendo em inglês. Essa é a primeira leitura que faço em inglês. Estou acostumado e adoro ler em francês, ja li em espanhol, Mi Putas Tristes e filosofia mas em ingles é a primeira vez. Nao to com pressa mas to digerindo um conto por vez. To percebendo que o legal da literatura da Anais é a falta de pudor e ate to querendo pesquisar sobre ela e o seu contexto historico e politico principalmente quando estava no USA. é realmente incrivel,os contos sao todos eroticas e els realmente te despertam erotismo, as cenas de sexo nem sao tao selvagens ou... mas os personagens e as relaçoes humanas... é coroa que tenta seduzir criança, é pai com filha, irmao com irma e o basico do mulher com mulher e traiçao. Lendo o livro fico boba como a sociedade americana paranoica,principalmente com a pedofilia, encarou a Anais. What else? Little birds é gostoso de ler, leiam mas em inglês.

The End,
L'image « http://www.bergen-filmklubb.no/images/Siste_tango_i_paris.jpg » ne peut être affichée, car elle contient des erreurs.

Ontem a noite comecei a ler O ultimo tango em paris. O meu primeiro contato com esse livro foi ha uns oito anos atras. Estava em Ouro Preto no festival de inverno e tinha levado pra ler Viagem ao Oriente, um livro que quase ninguem conhece do Hermann Hess. Eu tambem nao conhecia, comprei de bobeira num sebo e levei pra viagem. O negocio é que esse livro nao foi uma boa escolha para o momento. Em meio a festa e loucura do festival de ouro preto eu inventei de viver uma historia de amor e ainda sofrer. Por um certo tempo, quase no fim do livro e enquanto a minha love story dava certo, eu encarei as paginas amareladas mesmo a historia sendo um pouco cansativa. Até que minha LS nao deu mais certo e o livro começou a me deprimir e muito e eu me vi obrigada a parar faltando cinco paginas pra terminar de ler. Nao queria ficar sozinha, digo nao podia ficar sem uma leitura amiga naquele momento de sofrimento, enato resolvi ir no unico sebo da cidade, na epoca, pra trocar o Viagem ao Oriente por outro livro qualquer. Com o que valia o desconhecido do Hesse consegui ficar na duvida entre uns outros livros e encontrei o Ultimo Tango em Paris, li as primeiras paginas e vi que era exatamente o que eu procurava. Sai sorrindo contente e me sentindo salva. Nem esperei chegar em casa e fui lendo e andando e ops. Esbarrei num estrangeiro, hippe muito bonito. Pedi desculpa e continuei. Naquela noite me recuperei de todo sofrimento, botei o livro de lado e sai. Vivi uma outra historia que tambem nao deu certo e até hoje nao sei o que aconteceu com O Ultimo Tango em Paris que eu nao passei das dez primeiras paginas e sumiu.

Ontem, achei uma ediçao francesa dele e to achando bem melhor que a traduçao brasileira que eu tinha. O livro é legal.

3 commentaires:

Miguel do Rosário a dit…

legal, ah, tem um site bom pra voce:

http://www.lexilogos.com/francais_langue_dictionnaires.htm

Miguel do Rosário a dit…

little birds die away between flowers and music, like girls making love inside a church.

muito bom, fiquei com vontade de ser mais o capote, kiss

ah, libera os comentarios tb para quem nao tem conta no google

reginacarioca a dit…

muito legal, Pri. Continua escrevendo que vc vai longe! Eu so fui ler o Capote depois do filme pelo qual fiquei fascinada.Saudades. Regina